Rua Pernambuco, 1070, Belo Horizonte, Brasil
+55 31 99415 9933
atendimento@predicton.com.br

Análise Temática usando MAXQDA

Management Education

Sessão_01: Coleta de Dados Qualitativos para Análise Temática.

Sessão_02: MAXQDA para Análise Temática.

Sessão_03: Codificação sistemática de dados e desenvolvimento de temas.

Sessão_04: Ferramentas Visuais e de Análise MAXQDA.

Sessão_05: Organização de dados e elaboração de relatórios.

Descrição

O objetivo é demonstrar como o software MAXQDA é usado no método de Análise Temática da Dra. Victoria Clarke e Dra. A análise de dados qualitativos com esta perspectiva metodológica envolve a identificação de temas e padrões não estruturados. Com o MAXQDA pode ser utilizado para realizar análises qualitativas e de métodos mistos.

A Análise Temática Reflexiva é um processo iterativo que consiste em seis etapas: (1) familiarizar-se com os dados, (2) gerar códigos, (3) gerar temas, (4) revisar temas, (5) definir e nomear temas, e (6) ) localizar espécimes. Como parte da série de webinars, demonstraremos como utilizar o MAXQDA nas etapas deste processo. Discutiremos a coleta e análise de dados qualitativos para Análise Temática.

Montaremos um projeto de demonstração no MAXQDA e apresentaremos as opções de importação de dados e utilização da ferramenta de transcrição MAXQDA. Demonstraremos ferramentas que podem ser usadas para analisar os dados e codificá-los sistematicamente. A seguir, identificaremos e refinaremos os temas. A seguir, você aprenderá como capturar reflexos. Analisaremos as reflexões para compartilhar as conclusões. Por fim, discutiremos os benefícios do uso do MAXQDA para Análise Temática em comparação com outros métodos. O objetivo é mostrar as possibilidades do software.

Agenda

1. A importância da Análise Temática e como a utilização do MAXQDA auxilia a pesquisa.

2. Abordagens à Análise Temática.

3. As etapas do processo de Análise Temática.

4. Planejamento de atividades para execução das etapas do processo de Análise Temática.

5. Compilação de dados qualitativos para Análise Temática.

6. Familiarização com dados e redação de notas.

7. Utilização do MAXQDA para análise qualitativa e Análise Temática.

8. Configurando um projeto.

9. Demonstração da ferramenta de transcrição MAXQDA.

10. Anotação aprofundada e explorações adicionais.

11. Codificação sistemática de dados: interpretativa e indutiva.

12. Desenvolver, revisar, refinar e nomear temas.

13. Ferramenta de codificação inteligente: geração de tópicos a partir de dados codificados e coletados.

14. Frequências de palavras, frases e outros aspectos nos dados textuais.

15. Matriz de relacionamento de código: descubra relações entre co-ocorrências.

16. MAXMaps e codificação criativa.

17. Pesquisa de codificação complexa: vinculando logicamente vários códigos.

18. Estatísticas de códigos e subcódigos.

19. Comparação de códigos: análise de segmentos codificados de dois ou mais códigos entre si.

20. Nuvem de código: frequência dos segmentos codificados.

21. Organização da análise dos resultados.

22. Ferramenta PTT – Perguntas – Tópicos – Teoria.

23. Organize dados sociodemográficos ou outros metadados.

24. Redação de relatórios.

25. Considerações finais para a Análise Temática.

Objetivos

Conhecer as ferramentas do MAXQDA para desenvolver pesquisas científicas que utilizem Análise Temática. Crie um projeto MAXQDA e planeje analisar dados qualitativos que compartilhem uma perspectiva de temas (padrões de significado) a partir de dados qualitativos. Utilizar ferramentas MAXQDA para codificação e procedimentos para desenvolvimento de temas. Compartilhar possibilidades de um certo grau de flexibilidade teórica na revisão e refinamento de tópicos. Familiarize-se com as capacidades do software MAXQDA para identificar e explorar padrões temáticos. Compartilhe descobertas e relatórios.

Para quem é este curso?

Alunos, pesquisadores e professores interessados ​​em descobrir como a Análise Temática pode ser realizada com as ferramentas de análise presentes no software MAXQDA.

Facilitador

O Professor Eder Alves tornou-se Instrutor Certificado MAXQDA em 2022. Trabalha com o software MAXQDA desde 2015 e, durante esse período, ministrou diversos workshops presenciais e inúmeros webinars. Fornece treinamento e suporte online em software de análise de dados há mais de 30 anos, inclusive para realização de pesquisas científicas. Em 2018 concluiu seu doutorado em ciências sociais aplicadas pela Universidade Federal de Minas Gerais no departamento CEPEAD, como pesquisador utilizou o MAXQDA e trabalhou em diversos projetos de pesquisa sucessivos depois disso.

Veja outros treinamentos:

Entre em contato para saber mais: