No dia 04 de janeiro de 2024 a PredictON ministrou o treinamento personalizado sobre pesquisa qualitativa com o MAXQDA para um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
O IFAM conta com 15 Campi proporcionando ensino profissional de qualidade e gratuito para as regiões do Amazonas. Oferece cursos da Educação Básica até o Ensino Superior de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.
Atualmente, o IFAM está presente em 23 municípios, sendo distribuídos em 162 cursos técnicos presenciais, 68 cursos em EaD, 15 tecnólogos, sete Licenciaturas, cinco Bacharelados, duas especializações Lato Sensu e três Mestrados Profissionais. Além disso, conta com 1.967 servidores.
A agenda do treinamento abordou as principais fases de um projeto de pesquisa qualitativa com o software MAXQDA. Com uma abordagem para a importação de dados, transcrição, criação de código, redação de memorandos, análise de segmentos de dados codificados e uso de ferramentas visuais para observar os resultados da codificação.
Mostrou-se a codificação automática de pesquisas de texto e o uso de cores como método de análise adicional.
Objetivo
O objetivo foi mostrar as possibilidades do software. Por meio de uma breve introdução à interface do espaço de trabalho do usuário. Foram apresentadas diferentes possibilidades de visualização das janelas interativas do projeto de pesquisa qualitativa no MAXQDA.
Neste contexto, apresentou-se as opções de importação de dados em diversos formatos. De maneira idêntica mostrou-se a visualização, edição e transcrição de dados automática esteve presente no inicio do treinamento.
Experimente a solução de transcrição automática com o MAXQDA. Transcreva áudio e vídeo em mais de 45 idiomas rapidamente com tecnologia avançada baseada em Inteligência Artificial (IA). Suas transcrições são formatadas para continuar sua análise no MAXQDA e usar recursos poderosos do MAXQDA para editar ainda mais suas transcrições, adicionar ou modificar carimbos de data/hora vinculando o texto ao arquivo de mídia ou marcar palestrantes. A transcrição MAXQDA é totalmente compatível com GDPR.
Ademais, a fase de codificação e as opções dessa funcionalidade fundamental no processo de categorização da pesquisa qualitativa foi a seguinte.
A seguir apresentamos como incluir memorandos, comentários e paráfrases no projeto.
Por último, mas não menos importante, mostramos como usar ferramentas visuais, melhorando a análise de categorias e as regras de codificação.
Em suma, foi possível observar como as informações podem ser compreendidas e apresentadas ao final de um projeto de pesquisa acadêmico.
Agenda:
- Importe dados em diferentes formatos
- Transcrição
- Visualização e edição de dados
- Memorandos, comentários e paráfrases
- Codificação
- Próximas etapas na realização da sua pesquisa