fbpx
Rua Pernambuco, 1070, Belo Horizonte, Brasil
+55 31 99415 9933
atendimento@predicton.com.br

Treinamento MAXQDA – PUC MG Letras

treinamento_PUC_MG

É com muita satisfação que a PredictON ministrou o treinamento “Pesquisa Qualitativa e Métodos Mistos com o Software MAXQDA” para o Programa de Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas.

A Pós-graduação em Letras da PUC Minas possui áreas de concentração em Linguística e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, contemplando projetos, docentes, linhas e organização curricular possibilitando interação entre estas áreas. A pesquisa e o ensino agregam estudos na vertente linguística e literária.

Pesquisa Qualitativa e Métodos Mistos com o Software MAXQDA

  1. Importar dados em diferentes formatos
  2. Visualização e edição dos dados
  3. Codificação
  4. Memorandos, comentários e paráfrases
  5. Ferramentas Visuais
  6. Relatórios
  7. Ativar documentos pelas variáveis
  8. Matriz interativa de segmentos
  9. Tabela de referência cruzada
  10. Quantificação
  11. Tabela de tipologia
  12. Análise de similaridade para documentos
  13. Exibição lado a lado
  14. Temas qualitativos em grupos para segmentos codificados e resumos
  15. Gráfico de comparação de perfis, o visualizador da matriz de palavras

Tivemos na agenda uma breve introdução da interface da área de trabalho do usuário, apresentando as diversas possibilidades de visualizar as janelas interativas do projeto de pesquisa qualitativa no MAXQDA 2022. Apresentamos as opções para importar dados em diferentes formatos e a visualização e edição dos dados. Mostramos como codificar, apresentando a diversas opções para esta funcionalidade fundamental no processo de categorização da pesquisa qualitativa.

Em seguida, foi apresentado os locais em que os memorandos, comentários e paráfrases podem ser incluídos no projeto. Partindo para uma analogia com os métodos mistos, fornecemos uma breve apresentação das variáveis dentro do projeto. Por fim, porém não menos importante, mostramos como utilizar as ferramentas visuais, melhorando a análise das categorias e regras de codificação. Assim, os relatórios foram entendidos e apresentados ao final.

No modulo seguinte, apresentamos as funções do Menu de Métodos Mistos. Foram analisadas as opções para ativar documentos pelas variáveis, matriz interativa de segmentos, tabela de referência cruzada, quantificação, tabela de tipologia, análise de similaridade para documentos, exibição lado a lado, temas qualitativos em grupos para segmentos codificados e resumos.

Discutimos as questões referentes a adoção dos métodos mistos na pesquisa e como as análises podem ser distribuídas entre o qualitativo e o quantitativo. Abordamos também o gráfico de comparação de perfis, o visualizador da matriz de palavras e outras possibilidades que envolvem a análise quantitativa.

Quero conhecer outros treinamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.