fbpx
Rua Pernambuco, 1070, Belo Horizonte, Brasil
+55 31 99415 9933
atendimento@predicton.com.br

COMO CITAR O MAXQDA?

Management Education

citar autores

Alguns pesquisadores ficam com dúvidas sobre como citar o MAXQDA. É fato que citar os autores dos trabalhos presentes na revisão da literatura em uma pesquisa acadêmica é um trabalho importante do manuscrito científico. Uma citação é uma referência a uma fonte com o objetivo de reconhecer o trabalho de outras pessoas.

Portanto, um livro, artigo, uma palestra, um site, softwares, entre outros devem ser citados. O sistema de citação que você deseja usar (ABNT, APA, Chicago, MLA, entre outros) também é importante. Os sistemas de citação diferem na forma como as informações são ordenadas (como autor, título, ano e local de publicação) e pelas regras de pontuação que utiliza. Se você não souber qual sistema de citação usar, consulte a fonte (as revistas acadêmicas geralmente têm diretrizes disponíveis) ou pergunte ao seu orientador.

A maioria das diretrizes de citação define claramente o que é software ‘especializado’ e, portanto, não possui exemplos claros de como deve ser citado. Dito isso, é melhor mencionar o nome do software que você usou para coletar, organizar e analisar seus dados por uma questão de clareza e transparência. Se você não tiver certeza se deve ou não citar seu software de pesquisa, uma boa orientação é se perguntar se o software fez uma contribuição significativa para sua pesquisa.

Recomendamos que você mencione todo o software usado para conduzir o experimento e a análise de dados na seção “Métodos de pesquisa” e / ou “Metodologia”. Pode ser útil incluir uma breve descrição do software, bem como um layout de suas etapas de análise, para que o leitor entenda sua abordagem. Nossa recomendação é mantê-lo conciso. Você não precisa explicar o histórico do desenvolvimento do software, por exemplo. Em resumo, explique o que e como você fez, mas não sobrecarregue seus leitores com muita informação.

Geralmente, você faz referência ao software quando ele aparece no texto pela primeira vez, usando números sobrescritos e notas de rodapé ou mencionando o nome do editor / software e o ano de publicação entre colchetes e uma referência bibliográfica correspondente. Qual deles você deve usar depende do seu sistema de citação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alguns guias de estilo desencorajam o uso de notas de rodapé, exceto quando são absolutamente necessárias. Nesse caso, recomendamos que você use uma referência bibliográfica.

O quadro a seguir fornece exemplos de como realizar a entrada bibliográfica do MAXQDA em sistemas de citações populares.

Guia de estiloEntrada bibliográfica
APAVERBI Software. (2019). MAXQDA 2020 [computer software]. Berlin, Germany: VERBI Software. Available from maxqda.com.
Chicago/Turabian (note and bibliography style)VERBI Software. MAXQDA 2020. Software. 2019. maxqda.com.
MLAVERBI Software. MAXQDA 2020. Berlin: VERBI Software, 2019.
OxfordMAXQDA 2020, [software], Berlin, VERBI Software, 2019, .maxqda.com.
HarvardVERBI Software 2019, MAXQDA 2020, computer program, VERBI Software, Berlin.
ABNTVERBI Software. MAXQDA 2020 [computer software]. Berlin, Germany: VERBI Software, 2019. Disponível em: maxqda.com.

COMO CITAR INFORMAÇÕES DO SITE MAXQDA

Se você deseja incluir informações do site para citar o MAXQDA em seu documento, do Manual Online do MAXQDA, por exemplo, basta usar a mesma abordagem que você usaria como se citasse qualquer outro site ou recurso online. Recomendamos o uso de uma citação no texto que inclua o autor e o ano de publicação com uma referência bibliográfica correspondente na seção Literatura / Referência. Você pode usar “VERBI” (abreviação de VERBI Software. Consulte. Sozialforschung GmbH) como autor. Observação: não há editor.

A tabela a seguir fornece exemplos de citações no texto e referências bibliográficas em vários sistemas de citações do Manual Online do MAXQDA.

Guia de estilo Citação no texto Entrada bibliográfica
APA…… (VERBI Software, 2019).VERBI Software. (2019). MAXQDA 2020 Online Manual. Retrieved from maxqda.com/help-max20/welcome
Chicago/Turabian (note and bibliography style)1 VERBI Software, “Online Manual” accessed month day, year. maxqda.com/help-max20/welcome.
VERBI Software. “Online Manual.” Accessed month day, year. maxqda.com/help-max20/welcome.
MLA… MAXQDA (VERBI Software).VERBI Software. MAXQDA 2020 Online Manual. May 2020. maxqda.com/help-max120welcome. Accessed day month, year.
Oxford1 VERBI Software, MAXQDA 2020 Online Manual, [website], date of creation, maxqda.com/help-max20/welcome, (accessed day month, year).VERBI Software, MAXQDA 2020 Online Manual, [website], date of creation, maxqda.com/help-max20/welcome, (accessed day month, year).
Harvard…MAXQDA 2020 (VERBI Software 2019).VERBI 19, MAXQDA 2020 Online Manual, accessed day month year, <maxqda.com/help-max20/welcome>.
ABNT…utilizamos o MAXQDA 2020 (VERBI Software, 2019).VERBI Software. MAXQDA 2020 Online Manual. Novembro, 2019. Disponível em: maxqda.com/help-max20/welcome. Acesso em: 12/05/2020.

REFERÊNCIAS PARA O SEU MAXQDA

Se você deseja incluir capturas de tela do seu trabalho feitas no MAXQDA, pode ser útil primeiro descrever o que a imagem mostra e depois nomear o software na legenda da imagem. Essa técnica ajudará seus leitores a entender o que é mostrado e por que é importante para sua análise. Recomendamos nomear MAXQDA a) no texto (onde a visualização é descrita) ou b) nas legendas da captura de tela. Se você citou o MAXQDA em uma parte anterior do documento, não precisa fazer referência ao nome novamente diretamente.

Referência dentro do texto

“A Figura 1 mostra um exemplo de codificação aberta do MAXQDA 2020 (VERBI Software, 2019). Assim, …”

“Pode-se observar as maiores ocorrências pelo cruzamento dos códigos com os documentos na Figura 2. Portanto, … “

Referência para figuras

Figura 1: Exemplo de codificação.

Fonte: elaborado pelo autor com o MAXQDA 2020 (VERBI Software, 2019).

Figura 2: Ocorrência de códigos visualizadas por entrevistas.

Fonte: elaborado pelo autor com o MAXQDA 2020 (VERBI Software, 2019).

Citar o MAXQDA corretamente passa pela normalização que é o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global. Veja mais em http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e

Referência:

VERBI Software. MAXQDA 2020 [computer software]. Berlin, Germany: VERBI Software, 2019. Disponível em: https://www.maxqda.com/how-to-cite-maxqda. Acesso em: 12/05/2020.

MAXQDA 2020 – Research Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.